Observação Gratuita com Telescópios

No dia 08 de dezembro, pelas 21:00, poderá assistir à observação noturna com telescópio Mais Perto das Estrelas, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.
Este evento, que se realizada na segunda 5ª-feira de cada mês, é gratuito, de inscrição obrigatória, mas limitado aos lugares disponíveis.

ESPRESSO – Uma aventura no deserto de Atacama

A exposição pop-up "ESPRESSO – Uma Aventura no Deserto do Atacama" revela-nos a aventura que foi a concretização do espectrógrafo ESPRESSO, desde o seu desenvolvimento, à sua instalação no deserto de Atacama, no Chile, bem como os desafios e resultados científicos para o qual está a contribuir.

É o relato de parte dessa aventura, em fotografias e memórias, criadas no deserto mais seco do mundo, no Chile, que dois desses pioneiros, Alexandre Cabral e Nuno Cardoso Santos, oferecem nesta exposição e num livro.

50 anos | Missão Tripulada Apollo 17

Na derradeira sessão do ciclo "50 anos | Missões Tripuladas à Lua", que irá decorrer Casa Comum da Reitoria da U. PortoSábado, 10 de Dezembro, às 21:30, 50 anos após a última viagem espacial tripulada para além da órbita terrestre, iremos contar com duas mentes mais ”astronautas" que terrestres: Carlos Fiolhais (físico, professor universitário, ensaísta e comunicador de ciência) que será devidamente assistido em órbita por Miguel Gonçalves (comunicador de ciência). A anteceder a conversa, para a abertura da sessão, teremos um pequeno vídeo do projeto online @universo_perpendicular.