Formação Contínua Reconhecida: Exoplanetas

Desde a deteção do primeiro exoplaneta em 1995, foram entretanto confirmados mais de 3800 planetas extrassolares. A grande maioria destes mundos distantes foi detetado por meio da observação de trânsitos planetários ou através de espetroscopia Doppler. Nesta ação de formação gratuíta, dinamizada por astrónomos profissionais, pretende-se trabalhar os conceitos básicos subjacentes à deteção de exoplanetas, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais.

PLANETÁRIOS/PT - 1º ENCONTRO NACIONAL DE PLANETÁRIOS

No dia 30 de março de 2019 realiza-se, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o 1º Encontro Nacional de Planetários, com o tema "Planetários em Portugal: da situação à ação". Este encontro informal é dirigido a profissionais de planetários e a produtores de conteúdos digitais, com especial ênfase para a produção em formato fulldome.

Formação Contínua: Novas ferramentas para a Astronomia no ensino secundário

Este curso de formação é gratuíto e a aborda diversos temas atuais de Astronomia, no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nesta área. Especificamente enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas, e  portanto mais apelativas para as novas gerações. A ação foi desenvolvida para fazer parte do programa de actividades complementares de um simpósio da União Astronómica Internacional que decorrerá em Viana do Castelo em Junho de 2019.