Sala com um ecrã em forma de cúpula 360° (dome) e lotação de 95 cadeiras, mais 2 lugares para pessoas com mobilidade reduzida. Tem um sistema de projeção digital para projeção na cúpula de filmes imersivos gravados e de realistas simulações de viagens pelo Universo conhecido. Funciona como um supercomputador que tem uma base de dados extensa contendo todo o Universo conhecido. Com ele podemos colocar-nos a nós, observadores, em qualquer ponto do Cosmos. Podemos ver de perto os anéis de Saturno, percorrer as luas de Júpiter, viajar até nebulosas distantes, observar a nossa galáxia de fora, visitar buracos negros e ir mais além…
A sala de planetário para além das sessões clássicas de Astronomia também passa conteúdos de outros domínios (desde que devidamente adaptados à projecção fulldome) como Biologia, Geologia, Artes, etc. (consultar estas atividades aqui).
Este espaço e a sua cúpula servem também muitas vezes como palco de acolhimento de espectáculos artísticos tais como concertos, peças de vídeos dança e teatro imersivo (consultar estas atividades aqui).
Factos:
– cúpula de 12,5 metros em alumínio perfurado, instalada pela Astro-Tec;
– lotação de 95 cadeiras e 2 lugares para pessoas com mobilidade reduzida;
– sistema de projeção de 2 canais e 2,5K pixéis, instalado pela RSA Cosmos;
– sistema de áudio surround 5.1;
– sistema de simulação astronómica SkyExplorer 2022 da RSA Cosmos.
Nós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.