Trilho do Sistema Solar á escala em Paredes de Coura

 

Modelo à escala 1 : 831 000 000 nas distâncias e nas dimensões dos principais astros do Sistema Solar.
O Sol, localizado no CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno de Bico, tem 170 cm de diâmetro e os planetas à escala estão distribuídos ao longo de um trilho com cerca de 8,6 km.

 

Ver website: http://www.astro.up.pt/trilhosistemasolar

 

Trilho do Sistema Solar Ó escala em Paredes de Coura

 

 

O projecto do Trilho do Sistema Solar, foi criado no âmbito das atividades do campo de férias científico AstroCamp que tem decorrido nos últimos anos no CEIA – Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico, em Paredes de Coura.


Coordenado pelo astrofísico Carlos Martins, o AstroCamp contou já com a colaboração de cerca de 20 outros investigadores (Portugueses e estrangeiros) da área da astronomia e física, proporcionando a estudantes do ensino secundário de países da União Europeia formação inspiradora e de alta qualidade, repouso e lazer num ambiente isolado e tranquilo, longe do stress dos centros urbanos.

 

 

Numa segunda fase o CEIA – Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico e o Município de Paredes de Coura lançaram à coordenação do AstroCamp o desafio de implementar uma versão mais apelativa e funcional do trilho. O Centro de Astrofísica da Universidade do Portoatravés do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva assumiram o projecto, transformando o trilho de modo a integrar comunicação e visualização de informação associada ao Sistema Solar.


Nesta fase o trilho foi ainda homologado pela agência Ciência Viva e virá a integrar Rede Municipal de Percursos Pedestres de Paredes de Coura como PR17.

 

 

Projecto de design de comunicação e de visualização de informação de Paulo Pereira (designer do CAUP, Planetário do Porto e IA), com a colaboração no design gráfico de Joana Barros (estudante da FBAUP, através de estágio no CAUP).