<< voltar

GEOGRAFIA: FENÓMENOS ÓTICOS E A VIDA

3º Ciclo

Sessão imersiva + Laboratório

Partindo da identificação e análise de um problema das áreas urbanas (a poluição luminosa), compreenderemos como ele afeta a qualidade de vida e o bem-estar das populações. Depois e continuando numa viagem imersiva compreenderemos as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida e analisaremos algumas teorias sobre a origem da vida na Terra. Assim, vamos presenciar a origem da vida; entrar nas células; assistir à fotossíntese; deslumbrar-nos com os ecossistemas; viajar pelo Tempo Geológico; testemunhar a dinâmica interna e externa da Terra!

Mais: de seguida, envolvemo-nos em atividades práticas que permitirão servir de ponto de partida (ou de chegada) para trabalhar todo o subdomínio das Aprendizagens Essenciais “Fenómenos óticos”.

ESTRUTURAÇÃO DIDÁTICA

 

Sessão imersiva

Curta-metragem: Luzes na escuridão

Momento imersivo principal: Vida - uma história cósmica

Momento imersivo ao vivo

 

Laboratório

Atividade prática: Fenómenos óticos - reflexões (e refrações) importantes!

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

Tema das Aprendizagens Essenciais Geografia:

  • População e povoamento

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

Tema das Aprendizagens Essenciais Ciências Naturais 3º ciclo:

  • Terra - Um planeta com vida
  • Sustentabilidade na Terra

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

Subdomínio das Aprendizagens Essenciais Ciências Físico-Químicas:

  • Ondas de luz e sua propagação
  • Fenómenos óticos

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

Inglês 3º ciclo:

  • Pode optar pelo momento imersivo principal neste idioma. Totalidade da sequência didática em Inglês sob consulta.

DETALHES

Preço: 5
Lotação: 30 lugares*

*Capacidade máxima por hora: 150 participantes!
As atividades podem desenvolver-se simultêneamente com vários grupos, em diferentes espaços. Assim, a capacidade máxima em cada horário é 90 participantes em sessão imersiva e 60 em laboratório.