A exploração espacial da Lua: como, porquê e quando regressamos?

Prepara-te para uma viagem cósmica inesquecível, sem sair do lugar! Nesta palestra interativa e dinâmica, teremos o privilégio de receber o astronauta suborbital Rui Moura, que nos levará numa exploração fascinante pela história, presente e futuro da exploração espacial da Lua.

Sempre te perguntaste por que razão continuamos a olhar para o nosso satélite natural com tanto fascínio? O Rui Moura irá desvendar os motivos científicos profundos que nos impulsionaram a explorar o nosso satélite natural, desde as primeiras missões até aos ambiciosos planos para o futuro. Descobre como cada pegada deixada na poeira lunar nos trouxe informações cruciais sobre a formação do Sistema Solar e a origem da vida.
Mas, afinal, como é que alguém se torna um astronauta? Quais são as particularidades e os desafios de ser selecionado e treinado para uma missão espacial? 
Prepara as tuas perguntas – esta é a tua oportunidade de saber tudo sobre a vida de um astronauta!


Rui Moura é geofísico e Professor Associado na Universidade de Aveiro. É investigador do INESCTEC - CRAS (Porto) e vice-diretor do Instituto de Geofísica da Universidade do Porto (IGUP). É piloto de aeronaves e astronauta suborbital.
Desenvolve investigação em geofísica aplicada à geologia planetária, exploração mineral, hidrogeologia, engenharia, engenharia sísmica, arqueologia, contaminação ambiental subsuperficial, riscos naturais e estudos forenses.

 


Classificação: para todas as idades e públicos.
Atividade recomendada a partir dos 10 anos.

Auditório do Planetário do Porto – CCV
Sexta, 27 de junho, 2025, 18:00 – 19:30

gratuito – entrada livre até à lotação do espaço



Este evento foi promovido por Isabel Leal Machado, diretora do Centro Ciência Viva de Estremoz, no âmbito da iniciativa Hoje Quem Manda Sou Eu – troca de diretores na Rede de Centros Ciência Viva 2025.




DETALHES
Local: Auditório do Planetário do Porto – CCV

Dia: 2025-06-27
Hora de Inicio: 18:00
Hora de Fim: 19:30

Evento gratuito
Adicionar à minha agenda 2025-06-27 18:00 2025-06-27 19:30 Europe/Lisbon A exploração espacial da Lua: como, porquê e quando regressamos?

Prepara-te para uma viagem cósmica inesquecível, sem sair do lugar! Nesta palestra interativa e dinâmica, teremos o privilégio de receber o astronauta suborbital Rui Moura, que nos levará numa exploração fascinante pela história, presente e futuro da exploração espacial da Lua.

Auditório do Planetário do Porto – CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva