Somos os Guardiões

Junta-te a nós – os guardiões da Terra – e vem aprender como os satélites nos podem ajudar no reconhecimento e compreensão das atividades humanas e na proteção dos preciosos ecossistemas para as gerações futuras.
A sua vigilância constante ajuda-nos a identificar áreas de risco elevado, como a desflorestação, a poluição e a degradação ambiental, possibilitando a tomada de medidas adequadas para mitigar os danos e preservar os recursos naturais para as gerações vindouras.

Biosfera da Escuridão: em busca de um Universo Vivo

Centenas de metros ou quilómetros abaixo da superfície terrestre, nas profundezas da crosta, onde não há luz, ar ou quase água, em poros e fissuras de rocha dura, os cientistas descobriram uma biodiversidade enorme de microrganismos que prosperam em condições extremas. A Biosfera da Escuridão desafia tudo o que pensávamos saber e leva-nos a repensar não só a origem e evolução da vida na Terra, mas também a sua possível existência em todo o Universo.

Boas Festas e um ótimo ano de 2026

Neste solstício de inverno (no hemisfério Norte) que ocorreu no dia 21 de dezembro de 2025, às 15h02, a equipa do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva envia votos de festas muito felizes e de uma excelente nova volta ao Sol, plena de sucessos pessoais, coletivos e profissionais.

Informamos também que vamos estar encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2026 estamos a funcionar com horário de feriado, com sessões às 15h00 e 16h00. Mas estaremos de volta, com a programação normal, a partir do dia 5 de janeiro!