O Planetário do Porto apresenta a sua oferta educativa para as escolas

Workshop dirigido a professores
Grupos 500, 510 e 520
Sábado, 10 de outubro 2015

Venha conhecer a nossa oferta educativa!
Com a recente instalação de um moderno sistema de projeção digital imersivo “fulldome”, o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva é agora um autêntico cinema imersivo, tendo a possibilidade de apresentar sessões com temas multidisciplinares. Por isso, o Planetário do Porto é uma poderosa ferramenta para desenvolver ações educativas, que valem por si só, ou que podem complementar o ensino mais formal. Neste workshop, os professores podem conhecer melhor as nossas sessões imersivas, assistir a demonstrações das nossas oficinas pedagógicas e ainda a palestras apresentadas por astrónomos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Programa

9:00Receção
9:15Palestras (em simultâneo)1
  • “Astrobiologia – Vida no contexto cósmico”, pelo Doutor Daniel Folha (IA e Planetário do Porto)
  • “O Sistema Solar”, pelo Dr. Filipe Pires (IA e Planetário do Porto)
10:00Pausa para café
10:30Apresentação das Oficinas pedagógicas (em simultâneo)1
  • “À Descoberta do Sistema Solar”
  • “Impressão Digital dos Astros”
  • “Distância às Estrelas”
11:30Apresentação das sessões de planetário
  • “O Vítor à descoberta do Sistema Solar”2
  • “O Espantoso Telescópio”3
  • “Vida – Uma história cósmica”4

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
No final, os participantes receberão um certificado de participação e material didático.

 

Notas

  1. Limitado à lotação dos espaços. Na altura da inscrição deve indicar qual pretende assistir.
  2. Nesta produção própria do Planetário do Porto, seguimos o Vítor e os seus colegas da escola numa visita de estudo ao planetário. Partimos depois numa viagem de descoberta no Sistema Solar, para conhecer melhor o nosso Sol, explorar todos os planetas principais, e ainda encontrar planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão, como cometas e asteroides. Antes de partir, há ainda tempo para ver o céu noturno, e como podemos usar as estrelas para nos orientarmos.
    A sessão é dirigida a crianças a partir dos 6 anos.
  3. Uma coprodução do Ano Internacional da Astronomia 2009, a sessão “O Espantoso Telescópio” segue a conversa de dois estudantes com uma astrónoma, durante uma astrofesta. Nesta sessão descobrimos como o telescópio contribuiu para compreendermos o lugar que ocupamos no espaço, a história do telescópio, como este instrumento funciona e como é usado para continuar a expandir o nosso conhecimento acerca do Universo. A sessão é dirigida a estudantes a partir do segundo ciclo do ensino básico.
  4. Produzida pela California Aca­demy of Sciences, a sessão imersiva “Vida – Uma história cósmica” é um excelente exemplo de multidisciplinaridade, abordando temas de Biologia, Química, Geologia, e é claro, Astrofísica. Como começou a vida na Terra? Esta questão desafiante constitui a base deste filme para planetário, que transporta a audiência numa viagem através dos tempos.
    Na perspetiva de complemento ao ensino formal, a sessão é dirigida a estudantes a partir do 9º ano de escolaridade.

 

 

 

Centro de Astrofísica da Universidade do Porto U.Porto Ciência Viva Novo Norte BOL - Bilheteira Online QREN União Europeia