O Vitor à descoberta do Sistema Solar

Para o Vítor este é um dia muito especial. Ele e os seus colegas da escola vão fazer uma visita de estudo ao planetário. Será uma boa oportunidade para compreender melhor o Sistema Solar, o céu noturno, e como podemos usar as estrelas para nos orientarmos. Nesta sessão o Vítor e o visitante fazem uma viagem à descoberta do Sistema Solar: ficam a conhecer melhor o nosso Sol, exploram todos os planetas principais, e ainda encontram os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão como cometas e asteroides.

A partir dos 6-7 anos

Tipo Documentário juvenil

Duração 45 minutos

Tópicos didácticos
. Sistema Solar, classificação, nomenclatura e aspectos mais relevantes;
. Céu nocturno;
. Orientação pela estrela polar.


O Espantoso Telescópio

Enquanto participam numa sessão de observação de céu noturno, dois estudantes adolescentes aprendem como o telescópio contribuiu para compreendermos o lugar que ocupamos no espaço e de que forma os telescópios continuam a expandir o nosso conhecimento acerca do Universo. Eles conversam com uma astrónoma que os esclarece acerca da história do telescópio, como estes instrumentos funcionam e como os astrónomos os utilizam para explorar os mistérios do universo.
Enquanto observam através do telescópio, os estudantes, em conjunto com os visitantes do planetário, aprendem acerca das descobertas de Galileu, Huygens, Newton, Hubble e outros.

Escolas a partir do 3º ano ensino básico

Público em geral todas as idades


Vida - uma história cósmica

Como começou a vida na Terra? Esta questão desafiante constitui a base deste filme para planetário, produzido pelo Planetário Morrison, da Academia de Ciências da Califórnia. Narrado pela atriz Jodie Foster na versão original e pelo ator Diogo Infante na versão portuguesa para o Planetário do Porto, "Vida - uma história cósmica", transporta a audiência numa viagem através dos tempos. Utilizando visualizações científicas espetaculares entramos no mundo microscópico de uma célula, recuamos até ao nascimento das primeiras estrelas e à origem dos próprios elementos, continuamos a viagem entrando na Via Láctea quando o Sol era recém-nascido, mergulhamos até ao fundo do oceano da Terra primitiva, testemunhamos mudanças no nosso planeta, revemos os indícios que permitem contar a história da vida na Terra e terminamos deixando a audiência imersa numa representação da estrutura em dupla hélice fundamental para a vida como a conhecemos.

Escolas a partir do 9º ano ensino básico

Público em geral todas as idades

 

 

 

Centro de Astrofísica da Universidade do Porto U.Porto Ciência Viva Novo Norte BOL - Bilheteira Online QREN União Europeia