Sessão de observação da super lua cheia

No dia 14 de novembro ocorre uma lua cheia quase em simultâneo com o mais próximo perigeu (ponto de maior aproximação à Terra) desde 1946 - uma "super" lua cheia. Nesse dia, a Lua passará a uma distância de 356 509 km da Terra, cerca de 50 mil km mais próxima do que no apogeu (ponto de maior afastamento da Terra).


O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva promove uma sessão pública de observação da Lua com telescópios, entre as 19h00 e as 21h00, no edifício do Planetário do Porto/CAUP.

Para além das observações, a equipa do Planetário do Porto e do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço (IA) irá utilizar modelos à escala da Terra e da Lua, recorrendo ainda ao moderno sistema de projeção digital fulldome, para ajudar à compreensão deste fenómeno.

Nessa noite, a Lua estará cerca de 15% mais brilhante do que numa lua cheia típica, e 30% mais brilhante do que numa lua cheia que ocorre no apogeu.

A última vez que a humanidade viu a Lua tão perto de nós foi em 26 de janeiro de 1948, e não teremos a oportunidade de a voltar a ver tão perto até 25 de Novembro de 2034.

Este evento é de entrada livre e gratuita.

Centro de Astrofísica da Universidade do Porto U.Porto Ciência Viva Novo Norte BOL - Bilheteira Online QREN União Europeia