À Distância de um Clique

Quando vemos as estrelas a brilhar no céu à noite, é fácil pensar que estão longe, mas é bem mais difícil saber a que distâncias realmente estão.

Neste workshop, orientado pelo investigador do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço Guilherme Teixeira (IA & FCUP), os participantes poderão experimentar por si próprios como é que os astrónomos determinam a distância a outras estrelas, através da medição do seu brilho.

Para ilustrar esta dependência entre o brilho e a distância, os participantes irão recorrer a algo do nosso dia-a-dia – a iluminação pública das nossas cidades.

Esta atividade é gratuita, mas limitada a 15 participantes. Idade mínima para participar de 16 anos.

Esta é uma atividade de preparação para a próxima Noite Europeia dos Investigadores, que se realizará no edifício do Planetário do Porto/ Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a 29 de setembro de 2017.

Guilherme Teixeira é aluno do programa doutoral em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É investigador no grupo 'Origem e Evolução de Estrelas e Planetas' do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), focando-se nas regiões de formação estelar e no estudo de estrelas de grande massa.

Centro de Astrofísica da Universidade do Porto U.Porto Ciência Viva Novo Norte BOL - Bilheteira Online QREN União Europeia